Iniciativa busca incentivar o empreendedorismo e inserir jovens de 17 a 29 anos no mercado de trabalho.
As inscrições começam nesta quarta-feira,10, nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari
O Governo do Amapá lançou a 4ª edição do projeto “Jovem Descolado” na terça-feira, 9. Em parceria com o Sebrae Amapá, a iniciativa é voltada à inserção de estudantes de 17 a 29 anos no empreendedorismo e no mercado de trabalho. As inscrições começam, presencialmente, nesta quarta-feira, 10, nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari.
O programa faz parte do Plano de Governo da gestão, para incentivar o empreendedorismo e geração de renda. O projeto vai capacitar 450 pessoas em situação de vulnerabilidade social, ao longo de quase dois meses, com carga horária de 120 horas. As aulas iniciam em 22 de julho.
Os jovens participarão de uma trilha profissional com foco em modelos de negócios, características socioemocionais e comportamentos empreendedores. A imersão já capacitou mais de 1,5 mil jovens amapaenses desde o lançamento em 2017.
Para participar é necessário ir pessoalmente à sede do Sebrae em Macapá e Santana, em horário comercial, com originais e cópias do Registro Geral, CPF, comprovante de residência e escolaridade. Em Pedra Branca do Amapari, as inscrições acontecem na Secretaria Municipal da Juventude.
“Desejo muito sucesso a todos que vão participar, e que a gente possa, cada vez mais, fortalecer o segmento da juventude através das políticas públicas. Esse é o nosso papel, nossa missão e compromisso”, destacou a governadora em exercício, Alliny Serrão.
Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), o Jovem Descolado busca reduzir as taxas de desocupação, desemprego e informalidade com promoção do conhecimento empreendedor.
“Isso impacta positivamente na vida desses jovens, contribuindo na emancipação. Além de levar o conhecimento, o programa enxerga esse jovem como um todo. O Governo do Estado promove o empreendedorismo e isso vai muito bem com a nossa juventude”, reforçou a secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno.
Caso de sucesso
Participante da edição de 2023, a estudante Estefânia Raposa, de 21 anos, moradora do bairro do Pacoval, em Macapá, viu o programa como uma oportunidade que a qualificou para conquistar melhorias de vida.
“É uma oportunidade única que recomendo para todos os jovens. Tudo que aprendi durante o curso, me qualificou para conquistar uma vaga como monitora do programa Novo Amapá Jovem. Tive todo o acolhimento e suporte para que eu pudesse concluir o programa”, celebrou Estefânia.
Balcão de oportunidades
Ao final da capacitação, em 30 de agosto, ocorrerá o “Balcão de oportunidades” no Sebrae, onde os jovens irão apresentar os conhecimentos adquiridos em uma dinâmica de grupo, como uma vitrine para empresas locais, que poderão contratá-los, conforme o perfil desejado.
“É uma grande transformação de vida para os jovens que estão sem oportunidade de emprego. Nós trabalhamos as habilidades empreendedoras e socioemocionais preparando para o mercado de trabalho, no final da jornada”, explicou o gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Amapá, Maikon Richardson.