Encontro reúne líderes e representantes para discutir temas de cooperação na fronteira
Durante o segundo dia da 13ª Comitiva Mista Fronteiriça (CMT), foi anunciado que a Ponte Binacional Franco-Brasileira, que liga a fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa, funcionará durante todos os dias da semana, das 7h às 19h, e nos feriados. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 12, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Em funcionamento desde 2017, a estrutura gera o fortalecimento e a integração entre os países. Durante o evento, também foram avaliadas as obras de manutenção e pavimentação da Ponte Binacional e da BR-156.
“Essa demanda é algo que vem do nosso segmento turístico e dos franceses, que já solicitavam um maior período de funcionamento da estrutura. Desde maio, estamos cumprindo o novo horário de funcionamento em ambos os lados”, declarou o delegado da Receita Federal no Amapá, Adelmo Freire.
Criada pelo Acordo de Cooperação Franco Brasileiro, a CMT é o principal mecanismo de concertação entre o Brasil e a França em questões de fronteira. A Comissão é um órgão deliberativo que reúne autoridades e representantes da sociedade francesa e brasileira para debater demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas.
“Com a CMT, podemos expandir a relação entre os países e trazer benefícios para ambos os lados. Sobre a Ponte Binacional, nós temos hoje um contrato muito recente, assinado em maio, e que irá possibilitar serviços de manutenção na ponte de pequeno e médio porte, com previsão para início durante o mês de julho”, explicou o Superintendente Regional do Dnit, Marcello Linhares.
Comissão Mista Transfronteiriça
O encontro sediado no Amapá fortalece a reaproximação entre os dois lados, tendo como um dos principais temas as propostas de mudanças nas regras de visto para brasileiros, especialmente amapaenses, circularem no território francês.
Sob coordenação do Governo do Amapá, por articulação da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty, a Comissão teve as atividades presenciais retomadas em 2023, após quatro anos.