Com mais de 890 procedimentos, hospital zerou a fila de espera geral e passou a atender novos casos
Este ano, local realizou dois procedimentos cirúrgicos inéditos na rede pública estadual de saúde
O Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima registrou, do dia 1º de janeiro até o dia 31 de maio, 2,9 mil procedimentos cirúrgicos, conseguindo dar vazão à demanda de especialidades. O número é um reflexo do investimento que o Governo do Amapá tem realizado em toda a rede da saúde pública desde janeiro de 2023.
Na fila por cirurgia geral, 608 pacientes aguardavam por procedimento, e no primeiro quadrimestre deste ano foram realizadas 896 cirurgias, zerando a fila de espera que estava represada e passando a atender novos casos.
‘Com toda a reestruturação que está acontecendo na saúde pública do nosso estado, estamos conseguindo dar andamento em demandas históricas no Hcal. Ainda temos pacientes aguardando por cirurgias eletivas, mas com o apoio da gestão, estamos caminhando para uma melhor assistência para todos os usuários que dependem do Hospital Alberto Lima’, pontuou o diretor do Hcal, Sávio Sarquis.
Este ano, o Hcal realizou dois procedimentos cirúrgicos inéditos na rede pública estadual de saúde, uma neuroendoscopia em um bebê de seis meses de idade que tem hidrocefalia septada, e um implante de estimulador do nervo vago, em um paciente com epilepsia refratária.
Investimento
Desde 2023, a unidade hospitalar vem passando por uma reestruturação, que possibilitou a abertura de 62 novos leitos, e três enfermarias, sendo uma exclusiva para pacientes oncológicos, e duas psiquiátricas, ampliando a capacidade de atendimento.
A ampliação de leitos, principalmente os de clínica cirúrgica, garantem a realização de um número maior de procedimentos e diminui ainda mais os pacientes em espera.
Também está previsto no Hcal a entrega de cinco novas salas cirúrgicas que irão ampliar a capacidade do centro cirúrgico, que hoje conta com três salas. O secretário de Assistência Hospitalar, Carlos Sena, explicou que com o aumento de salas cirúrgicas demandas reprimidas como as de ortopedia serão realizadas.
‘Todos os investimentos, capacitações, aquisições de equipamentos, abertura de leitos, contribuem para tornarmos o Hospital de Clínicas uma unidade resolutiva. A ampliação de salas cirúrgicas, vai por exemplo, permitir que a maior demanda do Hcal, que hoje é de cirurgia ortopédica, sejam feitas com mais celeridade’ destacou o secretário de Assistência Hospitalar, Carlos Sena.