Hospital da Mulher Mãe Luzia terá espaços exclusivos para exames de triagem neonatal e acolhimento de recém-nascidos

Novas estruturas vão garantir ambiente adequado e completo para atender mães e bebês.

Como parte da política de reestruturação da saúde pública, o Governo do Amapá avança em ritmo acelerado com as obras de reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. Os trabalhos visam readequar e modernizar os ambientes da principal maternidade do estado, que após a conclusão terá espaços exclusivos para os exames de triagem neonatal possibilitando ampliar a oferta dos serviços que a unidade já realiza e implantar novos, como o teste do coraçãozinho, que pela primeira vez será ofertado no hospital. 

Os profissionais que atuam no hospital veem na reforma, a possibilidade concreta de melhoria na assistência às mães amapaenses.

“Nossas expectativas são grandes, a maternidade completou 70 anos e nós que vivemos essa rotina de atendimentos queremos vê-la melhor, com um ambiente mais acolhedor e aconchegante para que as mães possam desfrutar plenamente desse momento tão lindo que é dar à luz a uma vida’, comentou a enfermeira Tânia Soares.  

Com a reforma, a maternidade também terá salas novas para a realização do teste da orelhinha, teste do olhinho e sala de coleta para o teste do pezinho.

“A triagem neonatal nos dá oportunidade de diagnosticar doenças e tratá-las precocemente, com isso, conseguimos diminuir o índice de mortalidade infantil no estado. Teremos também a chance de prevenir outras doenças que não são perceptíveis nos primeiros dias, principalmente as cardiológicas, que ainda é uma das causas de óbito neonatal. O teste do coraçãozinho vai elevar muito a qualidade da assistência para as crianças”, explicou a diretora do Hospital Mãe Luzia, Cristiane Barros. 

A diretora ressaltou ainda, que além das salas de exames neonatais, a obra também contempla um novo ambulatório de neonatologia, que irá oferecer acompanhamento multiprofissional até os dois primeiros anos de vida das crianças nascidas prematuras. 

“Temos um alto índice de bebês prematuros, então o ambulatório é muito importante para fortalecer essas crianças. Ofertando serviços especializados na área de neonatologia, conseguiremos garantir mais qualidade de vida para o desenvolvimento dos prematuros. Além disso, vamos ampliar o número de especialistas para assegurar o cuidado integral à saúde da criança”, complementou Cristiane. 

Os espaços após a reforma vão tornar o ambiente físico melhor e mais acolhedor, solucionando problemas estruturais e deixando o atendimento mais humanizado, por meio da diversificação de atividades ofertadas. Estão previstos inclusive, o reparo da cobertura, a readequação de paredes, a recuperação do piso, a pavimentação externa, a instalação elétrica e hidrosanitária, além de melhorias no descarte de resíduos. 

Para a execução da obra foram destinados R$ 5 milhões, por meio da emenda do senador Randolfe Rodrigues. Com o recurso será realizada ainda, a ampliação e organização da área da recepção para proporcionar um atendimento mais humanizado para as gestantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =