O empreendimento vai dar dignidade para mais de 500 famílias, com novas moradias, em Macapá.
Estão em execução os serviços de pintura, iluminação e limpeza nos apartamentos e nas áreas externas
O Governo do Amapá trabalha nos serviços finais para entrega do Residencial Vila das Oliveiras, localizado no bairro das Pedrinhas, em Macapá. O projeto integra as obras do complexo de urbanização da orla do Aturiá, e faz parte da política habitacional do Plano de Governo da gestão estadual.
Os serviços de pintura, iluminação e limpeza nos apartamentos e nas áreas externas do residencial que estão em execução, são realizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf). O local também está recebendo a instalação da rede elétrica, esgoto e sistema de abastecimento de água.
A Secretaria de Transporte (Setrap) trabalha na pavimentação da rua Jardim das Oliveiras, via de acesso ao residencial. Além do serviço de limpeza em todo seu entorno. De acordo com o secretário Valdinei Amanajás, a manutenção tem como objetivo melhorar a visibilidade, dar mais segurança e mobilidade no trânsito para a população.
“Estamos fazendo todo o serviço de pavimentação na principal via que dá acesso ao residencial, que irá beneficiar, além dos próprios moradores, toda a população que vive no entorno do habitacional”, explicou Amanajás.
Também estão sendo realizados os serviços de roçagem, retirada de entulhos em toda a área que abriga os prédios que vão receber os moradores, ainda neste primeiro semestre do ano.
Famílias
Ao todo 512 famílias serão beneficiadas com a entrega das moradias. De acordo com o secretário adjunto da Habitação, Max Yataco, as pessoas que irão compor a relação dos moradores do novo habitacional são de demandas dirigidas.
“As famílias priorizadas neste momento são as que estão em maior vulnerabilidade social, que vem por demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado. Pessoas que moravam de maneira irregular em áreas dos bairros Araxá, Pedrinhas e Aturiá, que que também perderam suas casas com o avanço das águas do rio Amazonas”, enfatizou o secretário adjunto.
O Max Yataco explicou também sobre o andamento do processo de cadastro das famílias que irão participar das fases do sorteio, visitas técnicas e entrega das chaves.
“Realizamos quatro chamadas públicas desde fevereiro, e já estamos com 85% da fase de análise documental das famílias em andamento, essa documentação será toda acompanhada pelo Ministério Público, e em seguida a relação final será encaminhada pela Caixa Econômica Federal e publicada no Diário Oficial do estado. Os aptos ainda irão passar pela fase do sorteio dos imóveis, visitas técnicas, até a entrega da chave”, informou o secretário.
Mobilidade Urbana
O habitacional conta com sinalização de trânsito, drenagem, calçamento, linha d’água, meio fio, paisagismo, área permeável, plantação de vegetação, na acessibilidade as calçadas receberam pisos tatil direcional com rampas de acesso todos identificados na cor padrão, sistema de esgoto, posteamento com rede elétrica e iluminação pública em LED, água tratada, placas com identificação de vias e demais.
Equipamentos públicos
Os moradores irão contar com equipamentos como a quadra poliesportiva coberta, centro comunitário, 1 creche construída pelo Governo do Amapá com capacidade para atender 60 alunos de tempo integral e 120 alunos para os dois turnos, a creche será administrada pela gestão municipal. Serão implantados ainda academia ao ar livre e playground.
Investimento
A obra do Residencial Vila das Oliveiras, conta com investimento de R$ 25 milhões do tesouro estadual, mais recursos do Governo Federal de R$ 48 milhões.