A pouco menos de um ano das eleições municipais de 2024, as peças se movem lentamente sobre o tabuleiro da sucessão majoritária de Macapá . O prefeito Antônio Furlan (Podemos) vem efetuando várias trocas de secretários, na busca pela reeleição.
Recentemente, Furlan avançou mais algumas casas na tarefa de aglutinar apoios políticos, ao mesmo tempo que também reduz o número de possíveis candidaturas adversárias. O prefeito contabilizou a adesão da família Capiberibe do PSB nomeando um representante do grupo para a secretaria Municipal de Agricultura.
Sem cargos no secretariado, alguns partidos aliados do prefeito reclamam e pressionam por espaço no segundo e terceiro escalões. Vereadores já estudam sua retirada da base do prefeito por falta de espaço. O que causou revolta em alguns parlamentares foi o espaço que o prefeito disponibilizou para os capiberibes , pois a família já tinha uma secretaria.
PSB juntamente com a família Capibaribe agora tem duas secretárias na PMM (Semhou
e Semag). nenhum grupo político de apoio a base do prefeito recebeu uma fatia tão grande , o que vem gerando ciúmes e possível saída de aliados da base do atual prefeito.