Nesta quarta-feira, 24, a Polícia Civil do Estado do Amapá (PC-AP), por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Santana (1ª DPS) e da CORE, em ação integrada com a Polícia Civil do estado do Pará, prendeu um homem, de 26 anos de idade, acusado pela prática do crime de estelionato virtual e falsa identidade.
A prisão é resultado do trabalho integrado entre a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais Praticados por Meios Cibernéticos (DCDI/DECCC) e da Polícia Civil do Estado do Amapá.
Segundo o delegado Rômulo Viégas, adjunto da 1ª DPS, esse indivíduo vinha sendo investigado por utilizar imagens de figuras públicas para exigir valores indevidos. No dia 3 de março de 2023, utilizando a foto do delegado-geral da Polícia Civil do estado do Pará, Walter Resende, em um aplicativo de mensagens, exigiu quantias de terceiros, alegando evitar investigações criminais.
“A equipe da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Pará iniciou a investigação, repassou as informações para nós e iniciamos as diligências. Fizemos o levantamento de informações complementares, identificamos o autor do crime que estava usando foto do delegado-geral da Polícia Civil do Pará para praticar estelionato, localizamos o endereço dele, e, com o apoio da CORE e dos policiais que vieram do Pará, cumprimos o mandado de prisão. As investigações continuarão, pois há indícios de participação de outra pessoa, que está no sistema penitenciário” explicou o delegado.
O homem preso foi encaminhado à audiência de custódia.