Macapá vai completar 266 anos e tudo que o munícipe queria era um transporte público de qualidade.
Nos últimos 3 anos várias empresas de transporte deixaram de operar na capital do estado do Amapá, procuraram outros municípios ou até mesmo outro estado , tal fato vem acontecendo com gerência ou até mesmo por ordem do atual prefeito que como chefe maior do município deveria pensar em um transporte público de qualidade pra atender a população, porém as últimas atitudes tomada pelo atual prefeito deixa claro que o principal problema no transporte público não eram a idade ou o tempo de uso do veículo e sim há quem pertencia a empresa, visto que o cenário atual se configura uma troca de gato por lebre, e que a atual empresa que chegará em Macapá já opera em outros municípios com nomes diferentes e com veículo usados com fabricação de 2011, isso tudo porque o atual gestor Antonio Furlan prometeu ônibus novos alegando que empresas que outrora operavam em Macapá não possuíam.
Longas horas de espera nas paradas, falta de abrigos, rotas alteradas por falta de coletivos , horários descumpridos e veículos lotados. Essas são as principais queixas que dos usuários de ônibus da maioria das localidades da capital Macapá
São apenas 40 ônibus pra atender uma população de 450 mil habitantes, o prefeito prometeu no ano de 2023 colocar ônibus novos pra atender a demanda da população porém os ônibus novos nunca chegaram, em 2020 Macapá tinha 168 ônibus circulando, hoje com apenas 40 ônibus a população sofre com a demora e muitos usuários chegam atrasados ou desistem de esperar, a outra opção é usar o transporte alternativo, pegar mototáxi ou Uber , tornando o custo de vida mensal mais caro .
Uma crise que se instalou na capital por falta de habilidade política do prefeito, que já fez intervenções em garagens de empresas , chamou a responsabilidade para a prefeitura e assim piorou mais ainda a qualidade do serviço, um engodo político que se alastra se arrasta na gestão do prefeito Furlan por exatos 3 anos. Os ônibus novos prometidos são apenas falácias e mentiras , os usuários vão ter que se contentar com ônibus de 2011 , ou seja com 13 anos de uso , enquanto isso o macapaense sobre nas paradas de ônibus por 2 horas de tempo a espera de um milagre que não vem , com a palavra o atual prefeito. Quanto a licitação do transporte público tão alardeado pela atual gestão, não passou de um instrumento político e nada se resolveu , um descaso com o usuário, o subsídio acordado pelo atual gestor atrasa o pagamento, com isso os empresários sofrem até fechar as portas , visto que as empresas tem encargos e folha salarial para pagar.