Polícia Civil do Amapá coordena operação contra o tráfico de drogas interestadual e prende 13 pessoas em cinco estados

‘Operação Pentágono’, nesta terça-feira, 23, ocorreu no Amapá, Pará, Amazonas, Goiás e Santa Catarina.

Na ação foram apreendidos carros, drogas, arma de fogo, munições, celulares, dinheiro, além de valores nas contas bancárias

Seguindo a política de combate à criminalidade do Governo do Estado, nesta terça-feira, 23, a Polícia Civil (PC), coordenou a “Operação Pentágono” que aconteceu simultaneamente no Amapá, Pará, Amazonas, Goiás e Santa Catarina. A ação cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens, além de bloqueio de contas bancárias suspeitas.

A “Pentágono”, de acordo com a Polícia Civil, é o resultado de investigação que iniciou há seis meses e monitorou a atuação de um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas. Foi constatado pelos investigadores, que os entorpecentes eram enviados do estado do Amazonas para serem comercializados no Amapá.

Segundo o delegado Estéfano Santos, titular da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Dete) e coordenador da operação, o esquema criminoso era liderado por um casal de amapaenses que residia no Amazonas e, de lá, gerenciava as atividades criminosas.

“Os suspeitos ostentavam uma vida de luxo nas redes sociais com veículos de grande porte e viagens frequentes. Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos dois carros, drogas, uma arma de fogo, munições, celulares, dinheiro, além de valores que foram sequestrados das contas bancárias. Estima-se que o grupo criminoso tenha encaminhado mais de 300 quilos de drogas para o Amapá em 2023”, explicou o delegado.

Resultados operacionais

Como resultado da ação policial, 13 pessoas investigadas foram presas e serão indiciados por tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de entorpecentes e organização criminosa.

No Amapá, sete pessoas foram presas, sendo que dois investigados foram autuados em flagrante com drogas, arma e munições. Ambos devem responder ainda por tráfico de drogas, por porte e posse ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito. Três mandados de busca e apreensão e três de prisão foram cumpridos no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Em Santa Catarina e Goiás, um suspeito foi detido em cada cidade. No Pará, duas pessoas foram presas, assim como no Amazonas.

Operação Pentágono

A ação contou com apoio da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da PC do Amapá e das equipes de Polícia Civil dos estados envolvidos. Atuaram também na operação desta terça-feira, policiais penais do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =