Objetivo é garantir mais segurança e acessibilidade às 120 famílias de Jarilândia.
A iniciativa faz parte da política pública ‘Pelo Amapá’, que gera mais segurança na mobilidade urbana da população
O governador, Clécio Luís, formalizou no sábado, 20, a ordem de serviço para a construção de uma passarela de concreto que irá beneficiar mais de 120 famílias de Jarilândia, o maior distrito do município de Vitória do Jari, extremo Sul do Amapá. O Governo do Estado investe mais de R$ 1,7 milhão na obra, prevista para iniciar ainda no primeiro semestre de 2024.
A iniciativa faz parte da política pública ‘Pelo Amapá’, que, por meio de parceria com as prefeituras, gera mais qualidade e segurança na mobilidade urbana da população.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu durante a festividade de São Sebastião, celebrada pela comunidade há 108 anos. Também estavam presentes o senador Davi Alcolumbre, o prefeito, Ary Duarte; além de deputados estaduais e vereadores.
A ponte, que já recebeu o nome ‘Bacabal’, será feita em concreto armado e terá 450 metros de extensão. A estrutura, que hoje é de madeira, contará com guarda-corpo e vai possibilitar melhor acesso para pequenas embarcações que chegam à comunidade, às margens do Rio Jari.
“Eu andei nesta passarela de madeira por duas vezes durante a campanha e vi as condições. Agora retorno pra gente iniciar a transformação dela em concreto. Essa é uma obra muito almejada pela população de Jarilândia, que vai garantir mais acessibilidade e segurança para as famílias. Então, no Dia de São Sebastião, nós estamos aqui, mais uma vez, para anunciar este trabalho”, declarou Clécio Luís.
O senador Davi Alcolumbre destacou a importância da união de esforços para promover mais políticas públicas de norte a sul do Amapá.
“A presença do Estado é fundamental para esse ambiente de prosperidade que estamos vivendo nos quatro cantos do Amapá. E não é diferente aqui em Jarilândia, porque nós estamos vendo a transformação do distrito em função do que o prefeito Ary e o vice-prefeito Valdez vêm fazendo em parceria com o Governo do Amapá”, destacou Davi Alcolumbre.
Mais qualidade de vida
Quando concluída, a estrutura de concreto vai proporcionar melhor qualidade de vida para pessoas como Manoel Reis, de 42 anos.
“A ponte de concreto era um sonho para nós e, agora, começa a se tornar realidade. Vamos ter mais segurança para entrar e sair de casa, e também será mais segura para quem chega em Jarilândia nas rabetas”, afirmou Reis.
Para garantir a construção, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades (SDC) repassou mais de R$ 1,7 milhão à prefeitura de Vitória do Jari, por meio de um convênio. Os recursos são de emenda parlamentar articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos. Desde 2023, parcerias entre o Governo do Amapá e o município garantiram investimentos beneficiando serviços como a coleta de lixo.
“A passarela vem melhorar as condições de vida da população de Vitória do Jari. Esse convênio do Governo do Amapá com a prefeitura chega numa data tão importante, pois celebra São Sebastião e o distrito de Jarilândia”, explicou Santos, que também representou o ex-deputado Luiz Carlos no evento.
Segundo o prefeito, as equipes e máquinas da empresa terceirizada contratada para o serviço serão encaminhadas para o distrito e a obra inicia nos próximos dias, gerando oportunidades de trabalho na região.
“O Governo do Amapá está presente em várias fases do nosso município. Essa obra e outras estão gerando emprego e renda para o nosso povo. Nós temos compromisso com essas famílias, e é isso que nós estamos fazendo, vamos melhorar a vida das pessoas”, afirmou Duarte.
Outras ações
Ainda no sábado, o Governo do Estado entregou para a Prefeitura de Vitória do Jari 1,1 mil cestas de alimentos destinadas aos moradores de comunidades rurais afetados pela estiagem de 2023.
A comitiva participou, ainda, da entrega de motores de rabeta, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e assinatura da ordem de serviço de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jarilândia, com recursos garantidos por emenda articulada pelo ex-deputado Luiz Carlos.