Clécio Luís esteve presente na cerimônia que marcou o fim da última etapa do concurso público.
Celebração surpresa para os alunos foi marcada por gratidão
Uma cerimônia, no domingo, 14, marcou o fim do Curso de Formação da 2ª turma de agentes e oficiais da Polícia Civil do Amapá. A celebração foi uma surpresa para os 200 alunos, que se dedicaram por mais de um mês para se tornarem agentes da segurança pública. A etapa é a última fase do concurso realizado pelo Governo do Amapá para reforçar a instituição. Os aprovados na formação serão nomeados na terça-feira, 16.
O governador, Clécio Luís, esteve presente na cerimônia que reuniu 80 alunos-oficiais e 120 alunos-agentes. Ao longo do curso, os futuros policiais tiveram a oportunidade de participar de aulas que reuniram a curiosidade, a disposição, o empenho até situações que levaram os alunos aos seus limites, com fortes emoções, de domingo a domingo.
“Estou muito agradecido e orgulhoso por esta turma, que foi muito bem qualificada, nivelada por cima. Tenho certeza que vão fazer jus a todo o sacrifício que passaram nestes anos, desde a preparação para o concurso até agora. Está chegando o momento de ser nomeado e de tomar posse como policial civil do Amapá. São profissionais que chegam para ajudar a escrever uma história ainda melhor para o nosso estado por meio da segurança pública”, destacou Clécio Luís.
Nos próximos dias, Priscila Sá será agente da Polícia Civil. Amapaense, ela integrou a comissão formada pelos candidatos do cadastro reserva do concurso. A caminhada de 6 anos até concluir as etapas do certame foi árdua, mas de dedicação e fé.
“Foi um dia marcante para mim, de muita gratidão. Desde a nossa saída da AIFA até o nosso último fora de forma, que foi coberto de emoção, pois cada dor, lágrima, dúvida e sofrimento ficou pra trás. Foram 6 anos de luta, liderados pela comissão do cadastro reserva, e conquistamos. Nosso sonho se realizou! Não são 200 formandos apenas, são 200 famílias sendo beneficiadas com a nomeação e posse. Gratidão ao nosso governador por ter confiado e honrado sua promessa”, ressaltou a aluna.
A turma foi a 4ª e última formada pelo concurso público realizado em 2017, que já efetivou 442 novos agentes, oficiais e delegados da Polícia Civil, entre 2018 e 2023.
“Nós temos um orgulho grande de sabermos que a Polícia Civil conta com os melhores. Esse efetivo, sem dúvida alguma, vem preparado para dar continuidade à evolução que a Polícia Civil tem vivido nos últimos meses, entregando uma segurança pública mais eficiente, capacitada, com servidores valorizados”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cézar Augusto Vieira.
Formação
O curso teve duração de cerca de 320 horas de aulas, em caráter intensivo. Em acordo com os alunos e o Ministério Público do Estado, as instruções foram realizadas pela manhã, tarde e à noite, de domingo a domingo, inclusive feriados, na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Às alunas com filhos pequenos, foi assegurado o direito de amamentar as crianças sempre que houvesse necessidade, ao longo do curso.
A entrada dos novos policiais fortalece a qualidade e celeridade das investigações no interior do estado, na capital, nas delegacias de bairro e nas especializadas, que terão o efetivo reforçado.
“Foi uma decisão acertada do governador juntar esforços para nomear essa turma. Apesar de ter sido um curso intenso e em curto período de tempo, os alunos foram os mais dedicados, ávidos por conhecimento e orgulhosos por ingressar numa das melhores polícias civis do Brasil”, pontuou o secretário da Sejusp, delegado José Neto.