Escolas estaduais instalam espaços de convivência para acolher estudantes 

Espaços verdes, cantinhos de leitura, salas lúdicas, praças e áreas de descanso são alguns dos novos ambientes. 

Com o objetivo de garantir o conforto e bem-estar dos alunos, o Governo do Estado incentiva a criação de ambientes de convivência para acolher os estudantes nas escolas da rede pública estadual. Espaços verdes, cantinhos de leitura, salas lúdicas e praças são exemplos de locais onde os estudantes podem descansar durante o intervalo das aulas. 

As instalações são feitas, principalmente, nas unidades que adotam o ensino em tempo integral, onde os adolescentes entram às 7h30 e só são dispensados às 17h, gerando a necessidade de um momento de descanso para enfrentar a jornada de estudos.

Depois de ouvir os anseios dos estudantes, a equipe gestora e pedagógica da Escola Estadual Tiradentes teve a ideia de criar um ambiente onde os adolescentes podem trazer redes e colchonetes para descansarem durante o período de intervalo que acontece entre os turnos da manhã e da tarde.

“Depois de escutar os estudantes, nós acolhemos a necessidade deles de criar esse espaço de convivência para que eles pudessem relaxar, trocar ideias e descansar. Assim, eles voltam mais motivados para o segundo turno de aula”, pontuou o diretor da escola, Alexandre Bacelar. 

Os estudantes que utilizam o espaço revelam que os novos ambientes têm ajudado no desempenho das atividades que são desenvolvidas dentro das escolas, como detalha Fernanda Moraes, de 16 anos.

“Para mim, era difícil ter energia para passar o dia todo aqui na escola, então passei a usar o espaço e esse pouco tempo de descanso tem me ajudado, não fico cansada e então consigo focar nos estudos”, disse Fernanda.

Na Escola Tiradentes, o espaço de convivência só pode ser utilizado pelos estudantes de 12h às 13h10. A proposta da área de descanso foca no uso de redes, tendo em vista que o item faz parte da cultura amazônica.

O estudante William Vaz, de 16 anos, chegou este ano na escola e teve que se adaptar à rotina de estudos em tempo integral. Ele conta que esse espaço tem ajudado a descontrair e melhorar os estudos.

“No começo foi difícil se adaptar na escola por conta do tempo que ficamos aqui, tínhamos que vencer o sono e cansaço, agora, nós trazemos nossa rede, ficamos aqui e conseguimos descontrair um pouco e descansar”, detalha adolescente, que cursa o 1° ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =