EM CALÇOENE, POLÍCIA CIVIL REALIZA DESMONTE DE DOIS GARIMPOS ILEGAIS DURANTE A OPERAÇÃO “GUARDIÕES DO BIOMA”

Nesta segunda-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), em continuidade da Operação “Guardiões do Bioma”, realizou o desmonte de dois garimpos ilegais, localizados no município de Calçoene.

Segundo o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da operação no estado do Amapá, a equipe iniciou diligências em uma área do município que tinha alertas de desmatamento e extração mineral.

A área foi georreferenciada pela equipe de monitoramento de imagens de satélite da DEMA, que utilizam a plataforma “Basil Mais” do Ministério da Justiça e Segurança Pública e, ainda, são auxiliados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que funciona em Brasília e compartilha informações com a Polícia Civil do Amapá.

“Nos deslocamos até a área georreferenciada e flagramos a área desmatada e com a ocorrência de extração de ouro, com diversos equipamentos em funcionamento em área sem licença emitida pelo órgão ambiental competente. Foi realizada a destruição de equipamentos utilizados no garimpo, assim como foi investigado quem seriam os indivíduos que exploravam e desmatavam naquela localidade. Será instaurado inquérito policial para fins de responsabilização criminal dos infratores, já que identificamos duas áreas de garimpo, uma ao lado da outra. Além disso, comunicaremos ao órgão ambiental competente para as providências administrativas”, explicou o delegado.

O delegado ressaltou ainda, que a operação continua e a população pode fazer denúncias de crimes contra o meio ambiente, através do disque-denúncia: (96) 98148-7378.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =