Atento aos problemas causados pela estiagem no município de Tartarugalzinho, o presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado estadual Júnior Favacho (MDB), apresentou uma série de requerimentos que cobram medidas para reduzir os prejuízos causados pela falta de chuva e para apoiar pescadores e produtores rurais que vivem na região dos lagos. O município lidera o número de incêndios nos últimos dois meses no estado e a acentuada baixa no nível dos rios tem causado o desabastecimento de água potável.
Um dos requerimentos é para que o Governo do Amapá (GEA) negocie junto ao Governo Federal a antecipação de pagamentos de programas sociais, como o Bolsa Família para os residentes do município e o seguro defeso para os pescadores que atuam na região. Na opinião do parlamentar, essa é uma forma de minimizar os efeitos negativos causados pela estiagem, já que muitas pessoas que têm a pesca como principal atividade econômica não estão podendo trabalhar devido à seca dos rios e lagos.
“O objetivo dessa medida é proporcionar um alívio imediato às famílias afetadas pela estiagem, permitindo que elas tenham acesso rápido aos recursos necessários para enfrentar as dificuldades decorrentes da seca e mantenham sua subsistência. Neste momento, é necessário que estejamos todos unidos para ajudar a população e os trabalhadores rurais a passar por este período tão difícil que estamos vivendo. Torço para que o diálogo entre os dois entes seja benéfico para a população”, disse o deputado.
Júnior Favacho também solicitou em outro requerimento que sejam implementadas ações emergenciais da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) por meio do programa Segurança Alimentar e Nutricional em Tartarugalzinho. A ideia é distribuir alimentos às comunidades do município mais afetadas pela estiagem. “Precisamos garantir que a população tenha acesso ao básico para sobreviver, e essa medida pode ser importante para salvar vidas”, alertou.
Na última semana, um dia após a Prefeitura de Tartarugalzinho decretar estado de emergência, o deputado Júnior Favacho visitou e sobrevoou o município para ver de perto o impacto da falta de chuva e dos vários focos de queimadas existentes na região, inclusive em áreas de plantio. Por esse motivo, o parlamentar apresentou um requerimento solicitando que a Defesa Civil do estado adote providências para minimizar os prejuízos dos agricultores, principalmente os que atuam na agricultura familiar e em assentamentos.
“Essa estiagem exige que medidas urgentes sejam tomadas, pois, além de comprometer a produção local, também coloca em xeque a dignidade da população, que ficou sem acesso a um bem básico para a sobrevivência que é a água. E sem água fica muito difícil desenvolver a agricultura e a criação de animais. Neste momento tão difícil, o estado deve estar ao lado da população para dar as respostas que essa situação exige. Nosso mandato está à disposição para contribuir no que for necessário”, concluiu Júnior Favacho.