Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Estado do Amapá, em mais uma etapa da Operação Virtude, por meio da 5ª Delegacia de Polícia da Capital (5ª DPC), com apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari (1ª DPLJ), deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um homem de 47 anos, investigado pela prática do crime de estelionato contra idoso, no município de Laranjal do Jari.
De acordo com a delegada Lívia Pontes, durante as diligências da Operação Virtude, a equipe atendeu um idoso que reportou ter sido vítima de crime de estelionato praticado pelo investigado, o qual teria feito operações de empréstimo na conta corrente do idoso, sem sua autorização.
“Ao verificar o histórico do suposto infrator, a equipe constatou que havia dezenas de ocorrências registradas contra ele pelo mesmo crime. Diante dos fatos e por conta da vulnerabilidade das vítimas, foi solicitada a prisão preventiva do investigado, que foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida de imediato, de forma que, o atendimento da vítima e a prisão do infrator ocorreu em menos de 24 horas”, explicou a delegada.
O prejuízo das vítimas dos estelionatos praticados pelo acusado é estimado em ultrapassar o montante de R$ 100 mil.
A Operação Virtude é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em Laranjal do Jari, as ações as diligências ocorreram nos dias 19 e 20 com o objetivo de investigar diversas ocorrências de crimes praticados contra a pessoa idosa, destacando-se possíveis casos de abandono, maus-tratos e estelionato. No referido município, as ações contaram com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari, da Delegacia de Mulheres de Laranjal do Jari e da Delegacia da Infância e Juventude de Laranjal do Jari.
Assessoria de Comunicação PC-AP