‘Um local digno de verdade’, diz agente de serviços gerais sobre nova sala de repouso no Hospital de Emergências de Macapá.

O espaço, antes improvisado no porão da unidade, agora está em um ambiente equipado com: banheiro, beliche e poltrona.

Garantir dignidade para colaboradores que atuam na área de saúde também é uma prioridade do Governo do Amapá, que entregou esta semana aos agentes de serviços gerais, responsáveis pela limpeza e higienização do Hospital de Emergências (HE) de Macapá, um novo espaço para repouso e descanso equipado com: central de ar, beliche, poltrona e banheiro.

O profissional de serviços gerais, Rodrigo Dias, que trabalha há dois anos no HE, diz que agora vai descansar com dignidade no intervalo dos plantões. “No antigo repouso a gente não conseguia descansar. Era impossível ficar confortável naquele lugar extremamente quente e pequeno. Agora estamos cem por cento melhor, num espaço refrigerado que dá orgulho de mostrar, um local digno de verdade”, destacou.

Quem vive a rotina do HE vibra com a conquista, como Socorro Silva, que trabalha há 28 anos no hospital, se emocionou com o novo lugar de descanso. “Já são 28 anos dormindo naquele porão sem banheiro, sem privacidade e conforto, nunca recebemos essa atenção e agora estamos com uma sala totalmente nova. Isso para gente é dignidade”, comemorou.

A sala, que faz parte dos 82 ambientes que foram requalificados e reformados na unidade, desde janeiro deste ano, precisou ser construída do zero, pois o antigo, ficava no porão do hospital em local insalubre.

“Com a maioria dos espaços já reformados conseguimos reorganizar e pensar em novos espaços como a sala de repouso dos profissionais da limpeza, responsáveis por garantir um espaço higiênico para todos que estão no hospital. Assim como os médicos, enfermeiros e técnicos, eles também mereciam um lugar digno para descansar e isso nos deixa motivados para avançar com a saúde pública do nosso estado”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Na terça-feira (17) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou o novo fluxo de atendimento do hospital com o retorno da entrada pela Rua Hamilton Silva. As mudanças aconteceram pelo avanço das obras dentro do HE, que permitiram a reorganização de serviços e setores.

Melhorias

Com muito esforço, o HE também ganhou uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI 2), aumentando a capacidade em 150%, com 10 leitos intensivos com equipamentos que vão desde máquina de hemodiálise a desfibrilador. Foram reformadas ainda, 19 enfermarias, além de banheiros, laboratório, corredores, salas de repouso e consultórios. 

Os trabalhadores que atuam no entorno do hospital também foram contemplados com novas estruturas em alvenaria. Desde as lanchonetes, passando pela tradicional banca de revista, até o ponto de táxi e mototáxi. 

Novo HE

No mês de julho, o governador Clécio Luís anunciou a publicação da licitação para as obras do novo Hospital de Emergências de Macapá. O investimento de mais de R$ 110 milhões vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública do estado. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre. 

A obra será em uma área de mais de 15 mil m² para expandir os serviços prestados à população do Amapá. Inicialmente, 212 leitos entre clínicos, intensivos, de cuidados intermediários e leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados serão instalados para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 17 =