Governo do Amapá capacita técnicos do Hospital Estadual de Santana para utilização do novo tomógrafo. Pela primeira vez, unidade dispões do próprio equipamento de tomografia computadorizada, com capacidade para 100 exames por dia.

Nove servidores participam da capacitação, que segue até sexta-feira, 22

O Governo do Amapá está capacitando técnicos do Hospital Estadual de Santana (HES) para utilização e manuseio do novo tomógrafo. Após o treinamento, que encerra na sexta-feira, 22, a unidade hospitalar poderá realizar até 100 exames de imagem por dia. 

Em mais de 40 anos, é a primeira vez que o hospital dispõe de um equipamento de tomografia completo e moderno, adquirido pelo Governo do Estado e entregue pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em agosto deste ano. O aparelho já passou pelo processo de instalação e testes. 

“Foi uma aquisição mais que necessária para o hospital de Santana. A população do município precisava se deslocar até Macapá para a realização do exame e agora com o esforço de toda a gestão, as demandas podem ser atendidas integralmente na própria unidade”, explica a secretária da Saúde, Silvana Vedovelli.

A capacitação dos técnicos já ocorre com a realização de exames válidos em pacientes da unidade, que aguardavam o funcionamento efetivo do tomógrafo com ansiedade e esperança, como é o caso de José Damasceno, que foi o primeiro paciente a realizar exame completo de imagem no novo aparelho. 

“O exame será muito útil para a população aqui de Santana, o funcionamento desse aparelho vai ajudar muita gente que necessita e isso é maravilhoso. O estado está de parabéns, é um ganho enorme para nós do município”, afirma José. 

Ao todo, nove funcionários do hospital participam do treinamento administrado por um técnico especializado da própria fabricante do equipamento.

Investimento
O Estado investiu mais de R$ 1,4 milhões na aquisição do aparelho e mais R$ 250 mil na construção das salas de exame e comando. 

A sala de comando é responsável em alocar os profissionais que irão controlar o funcionamento do tomógrafo e a sala de exame construída, recebeu uma porta blindada com chumbo para a proteção contra a radiação. Além da estruturação interna, foi instalada uma subestação elétrica com objetivo de garantir a estabilidade da rede para o funcionamento pleno do equipamento. 

Com a aquisição do novo equipamento, o estado passa a contar com três tomógrafos, os outros dois estão em Macapá, um no Hospital de Emergências (HE) e outro no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL). 

Tomógrafo  
A tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo. Além disso, é um procedimento não invasivo que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =