Uma das prioridades do Governo do Amapá, as obras no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá, seguem avançando. Atualmente, os serviços se concentram na construção de uma nova e moderna Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para aumentar a capacidade de atendimento, que hoje conta com 36 leitos.
Desde janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) têm atuado na requalificação da unidade, com reformas da estrutura física e aquisição de equipamentos.
O bloco A, onde estão sendo feitos os trabalhos, também segue com intervenções para ampliação do centro cirúrgico, laboratório, consultórios, salas administrativas e do estacionamento.
Até o momento, já foram feitas instalações elétricas, hidrossanitárias, execução de serviços de esquadrias e revestimento, estruturação de pilares, vigas e lajes. Além dessas etapas, a Seinf já iniciou o processo de instalação das colunas retráteis de gases medicinais e dos circuitos elétricos nas três novas salas cirúrgicas da unidade. E também, a instalação das réguas de gases medicinais na enfermaria da UTI.
Para a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, a entrega do bloco totalmente reformado será fundamental para ampliar a assistência em saúde das crianças do Amapá.
“O trabalho do Governo do Estado é para garantir uma assistência em saúde eficaz e acolhedora para as nossas crianças. Vamos ampliar ainda mais o quantitativo de leitos clínicos e de UTI, sendo um dos focos da gestão, priorizar a reestruturação da nossa saúde pública”, afirma Silvana.
No mês de maio, o Governo do Amapá inaugurou na principal unidade hospitalar pediátrica do estado, um bloco com 94 novos leitos, sendo 16 de UTI, além de posto de enfermagem, sala de utilidades, isolamento e expurgo no HCA.