O Governo do Amapá intensificou o combate ao crime com ações da Operação Hórus, desde o mês de julho, e com a Operação Paz, iniciada em setembro. As forças de segurança ganharam o reforço e divulgaram o balanço da atuação, que resultou na apreensão de armas, drogas, além de prisões e abordagens a pessoas e veículos.
As operações fazem parte do acordo entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça, e estão dentro do planejamento estratégico da segurança pública pela paz social no Amapá, com objetivo de implementar ações de prevenção, vigilância, fiscalização e controle nas regiões de fronteiras, divisas e áreas de interesse operacional, com ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção às ocorrências de mortes violentas intencionais.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pontua que, assim como já acontece com a Operação Hórus, que teve expansão para outros municípios como Santana, a Paz também é um reforço no combate ao crime.
Após mais de 40 dias da Hórus e 12 dias da Operação Paz, as ações resultaram em:
- 43 pessoas presas, sendo cumpridos 10 mandados de prisão;
- Apreensão de 12 armas de fogo;
- 667 porções de drogas apreendidas;
- Cerca de 4 mil pessoas e aproximadamente 2 mil veículos abordados nas 68 barreiras montadas em pontos mapeados pelas equipes policiais.
Com base nos dados, o secretário de Segurança, José Neto, avalia de forma positiva os resultados, dando ênfase aos números em Santana, um dos municípios que apresentava elevados registros de crimes violentos desde o final de 2022.
“Dentro das operações, destaco especificamente, Santana com a Operação Hórus. Durante todo esse período, já com 45 dias com o efetivo reforçado, foram registrados apenas três crimes letais intencionais, o que é muito diferente do que vínhamos observando anteriormente”, destacou Neto.
A retirada de armas das ruas também é destaque. Na operação foram 12, mas já foram apreendidas mais de 270 armas de fogo desde o início de 2023.
As operações, especialmente a “Paz” está dando suporte a todos os municípios do Amapá. Dentro do planejamento das duas ações operacionais, já foram contemplados Santana, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Porto Grande e Macapá. Sobre a Hórus, o próximo município a receber as forças de segurança será Oiapoque, no extremo Norte do estado.
“Esse reforço do Ministério da Justiça recebido pelo Governo do Estado, através das tratativas do governador Clécio Luís com o ministro Flávio Dino é extremamente válido e importante. Seguiremos com nossas operações dando respostas rápidas para nossa população no enfrentamento à criminalidade”, garantiu o secretário.