Parceria faz parte da ação Mais Sorrisos, que, até 28 de junho, promove serviços odontológicos, de saúde e cidadania para mais de 1,8 mil indígenas.
O indígena Makreito Waiãpi, de 24 anos, buscou a ação Mais Sorrisos para descobrir a causa do desconforto nos olhos, que provocava dores de cabeça frequentes e vista embaçada. Com a parceria do Governo do Amapá e de voluntários da Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Amazônia, ele realizou um exame oftalmológico completo, com equipamentos de alta tecnologia, e ainda recebeu, de graça, um óculos para corrigir os problemas de visão.
“Eu tava vendo tudo embaçado, não dava pra enxergar nada. Isso dificultava muito a minha leitura. Mas agora que recebi os óculos, já deu pra sentir uma diferença”, relatou o jovem.
Mais Sorrisos
Desde a quarta-feira, 21, 40 voluntários estão realizando atendimentos odontológicos, médicos e de cidadania para cerca de 1,8 mil indígenas Wajãpi. Até 28 de junho, estão disponíveis serviços de assistência farmacêutica, ginecológica e pediátrica, exames laboratoriais, fisioterapia, psicologia e enfermagem, entrega de óculos de grau, inscrição no Cadastro Único (CaÚnico) e no programa Renda Para Viver Melhor.
A ação conta, ainda, com apoio do Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, da Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.