
Governo do Amapá beneficia mil famílias em vulnerabilidade com programa de combate à insegurança alimentar.
A Zona Norte de Macapá começou nesta quinta-feira, 10, a ser beneficiada com o “Amapá Sem Fome”, programa do Governo do Estado que reúne políticas de enfrentamento à insegurança alimentar. O governador Clécio Luís ressaltou o impacto já gerado pelo programa na vida de milhares de amapaenses.
“Isso aqui nada mais é do que o cumprimento do direito a uma alimentação digna. O Amapá sem Fome está mudando a vida das pessoas. Nestes 2 anos e 3 meses a gente conseguiu aplacar a fome de milhares de pessoas, do Oiapoque ao Jari. Estou muito feliz de ter a oportunidade de cumprir esse compromisso e esse papel que o governante tem de ajudar a quem precisa”, afirmou Clécio Luís.

Na sede do Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade, foram distribuídos 500 kits de alimentos, 250 kits da Primeira Infância e 300 vales-gás, beneficiando mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade.

A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) contemplou a organização social “Ação e Cidadania Brasil Sem Fome no Amapá”, que atua desde 2021 no apoio a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Ao todo, 40 entidades foram selecionadas para receber os kits na Zona Norte da capital.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o Plano de gestão e com políticas públicas voltadas à segurança alimentar das populações mais vulneráveis.

Amapá sem Fome
Instituído em 2024, o Amapá sem Fome possui o objetivo de tirar o estado do mapa da fome. Com recursos destinados por emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela então deputada federal Aline Gurgel, o maior programa de segurança alimentar da região Norte inclui sete políticas, entre elas Vale Gás Social, Restaurante Popular e kits nutricionais para crianças.

Em 2024, as ações do Governo do Amapá beneficiaram 77.263 famílias com kits de alimentos e outros benefícios, como vale gás e água mineral. Até a primeira quinzena do mês passado, foram distribuídos quase 8 mil kits de alimentos em diversos municípios por meio do Amapá sem Fome, especialmente em Laranjal do Jari; Bailique, distrito de Macapá; e áreas indígenas de Oiapoque.
Nos últimos índices publicados pelo Governo Federal, contabilizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, o Amapá lidera a lista com a queda mais expressiva de pobreza, caindo de 47,8% em 2022, para 33% em 2023. Os números de 2024, para avaliação nacional, ainda não foram divulgados.


