’Cumprimento do direito a uma alimentação digna’, destaca governador Clécio Luís na entrega de kits do ‘Amapá sem Fome’ na Zona Norte de Macapá

Governo do Amapá beneficia mil famílias em vulnerabilidade com programa de combate à insegurança alimentar.

A Zona Norte de Macapá começou nesta quinta-feira, 10, a ser beneficiada com o “Amapá Sem Fome”, programa do Governo do Estado que reúne políticas de enfrentamento à insegurança alimentar. O governador Clécio Luís ressaltou o impacto já gerado pelo programa na vida de milhares de amapaenses.

“Isso aqui nada mais é do que o cumprimento do direito a uma alimentação digna. O Amapá sem Fome está mudando a vida das pessoas. Nestes 2 anos e 3 meses a gente conseguiu aplacar a fome de milhares de pessoas, do Oiapoque ao Jari. Estou muito feliz de ter a oportunidade de cumprir esse compromisso e esse papel que o governante tem de ajudar a quem precisa”, afirmou Clécio Luís.

Na sede do Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade, foram distribuídos 500 kits de alimentos, 250 kits da Primeira Infância e 300 vales-gás, beneficiando mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade.

A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) contemplou a organização social “Ação e Cidadania Brasil Sem Fome no Amapá”, que atua desde 2021 no apoio a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Ao todo, 40 entidades foram selecionadas para receber os kits na Zona Norte da capital.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o Plano de gestão e com políticas públicas voltadas à segurança alimentar das populações mais vulneráveis.

Amapá sem Fome

Instituído em 2024, o Amapá sem Fome possui o objetivo de tirar o estado do mapa da fome. Com recursos destinados por emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela então deputada federal Aline Gurgel, o maior programa de segurança alimentar da região Norte inclui sete políticas, entre elas Vale Gás Social, Restaurante Popular e kits nutricionais para crianças.

Em 2024, as ações do Governo do Amapá beneficiaram 77.263 famílias com kits de alimentos e outros benefícios, como vale gás e água mineral. Até a primeira quinzena do mês passado, foram distribuídos quase 8 mil kits de alimentos em diversos municípios por meio do Amapá sem Fome, especialmente em Laranjal do Jari; Bailique, distrito de Macapá; e áreas indígenas de Oiapoque.

Nos últimos índices publicados pelo Governo Federal, contabilizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, o Amapá lidera a lista com a queda mais expressiva de pobreza, caindo de 47,8% em 2022, para 33% em 2023. Os números de 2024, para avaliação nacional, ainda não foram divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 13 =